Portal de apoio a comunidade

PARCERIAS

 
O Observatório Ambiental Jirau, para viabilizar as suas ações de sustentabilidade, conta com importantes parcerias com o poder público municipal, estadual, Energia Sustentável do Brasil S.A. (ESBR), Comerciários de Nova Mutum Paraná, Fundação Cultural de Porto Velho, Associação de Mulheres de Nova Mutum Paraná, Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU), Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré, Escola Municipal de Educação Infantil Encantos de Mutum, Escola Municipal de Ensino Fundamental Olympia Salvatore e Colégio Einstein.
 
Conheça a parceria de cada empresa, ou instituição, com o Observatório Ambiental Jirau para o desenvolvimento da região:
 
Energia Sustentável do Brasil (ESBR)
 
Parceria para o desenvolvimento de ações socioambientais na comunidade, como comemorações no Dia da Árvore, Dia da Água, Semana do Meio Ambiente, Campanhas de combate às queimadas, blitz educativas e plantio de mudas na área de influência da UHE Jirau.
 
Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU)
 
Parceria com a UDAMA para produção de Mudas Nativas Florestais e Frutíferas e produção de hortaliças por meio da Horta Hidropônica. A COOPPROJIRAU ainda é parceira do Observatório no desenvolvimento de campanhas socioambientais  na área de influência da UHE Jirau.
 
Fundação Cultural (FUNCULTURAL)
 
Parceria na organização e realização das feiras culturais e festas regionais como, carnaval Muvuca do Mutum, Gincana de Motos, comemorações juninas, entre outros eventos.
 
Associação das Mulheres da Nova Mutum Paraná (ASMUNOMU)
 
Mobilização e realização de reuniões com a comunidade e campanhas socioambientais como, plantio de mudas, combate às queimadas, incentivo à coleta seletiva de lixo etc.
 
Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Nazaré
 
Participação em campanhas socioambientais como, caminhada ecológica, mutirões de coleta seletiva do lixo, plantio de mudas, ciclos de palestras, campanha “Vamos Cuidar do que é Nosso”, oficina ecológica, dentre outras atividades.
 
Escola Municipal de Educação Infantil Encantos de Mutum
 
Participação em campanhas socioambientais como arborização de Nova Mutum Paraná, em ciclos de palestras e nos concursos temáticos realizados pelo Observatório.
 
Colégio Einstein
 
Participação em ciclos de palestras, concursos realizados pelo Observatório, campanhas socioambientais como “Plante e Cuide”, Dia da Água, Semana do Meio Ambiente, Blitz Educativa, entre outros eventos.
 
Escola Municipal de Ensino Fundamental Olympia Salvatore
 
Participação em ciclos de palestras, concursos realizados pelo Observatório, campanhas socioambientais como “Plante e Cuide”, entre outros.
 
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
 
Participação em ciclos de palestras, campanhas socioambientais como “Blitz Educativa – Prevenção das Queimadas”, através do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
 
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) de Porto Velho
 
Participação em ciclos de palestras, campanhas socioambientais como a “Campanha de Coleta Seletiva”.
 
Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia (CAERD) 
 
Apoio em campanhas de conscientização quanto aos cuidados com a rede de esgoto e com o lixo despejado em locais que causam entupimento de bueiros.
 
Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAGRIC), Secretaria Municipal de Obras (SEMOB), Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (SEMUSB)/ Empresa de Desenvolvimento Urbano (EMDUR), situadas em Porto Velho.
 
O Observatório Ambiental Jirau é referência na região por apoiar as comunidades no encaminhamento de questões problemáticas, apontadas pelas lideranças comunitárias em reuniões públicas ou em Encontros Intercomunitários, realizados periodicamente, envolvendo as comunidades de Nova Mutum Paraná, Abunã, Fortaleza do Abunã e Vila Jirau. Geralmente são questões relacionadas à: educação, saúde, manutenção de estradas rurais e de vias públicas de Nova Mutum Paraná, manutenção da iluminação pública, instalação de transformadores, viabilização da coleta de resíduos, entre outros, que envolvem o poder público e empresas públicas e privadas da região. Nesses casos, o Observatório faz a mediação entre estes órgãos/instituições e a comunidade, visando encaminhar as soluções.

  • Árvore é vida, respire essa ideia!
  • Comunidade em Foco – Começar de novo
  • Alimentação Irregular
  • Relato de uma jovem cientista
  • A CRENÇA DITA! SORTE OU AZAR?
  • Coluna Cultural | Ballet