Portal de apoio a comunidade

PILARES BÁSICOS DE SUSTENTABILIDADE

 
a) Pilar: Desenvolvimento Humano – Formação e Capacitação
 
O pilar de formação e capacitação sustenta a organização por meio do conhecimento e das informações necessárias para o desenvolvimento tanto do Observatório quanto das comunidades localizadas na área de influência da UHE Jirau, por meio de capacitações para projetos produtivos, sociais e de articulação institucional e da produção e divulgação das informações de interesse da população.
 
b) Pilar: Responsabilidade Social
 
Trata-se dos compromissos do Observatório com a condição de vida da população por meio da realização de ações produtivas (geração de renda) e socioculturais como oficinas temáticas, capacitações, desenvolvimento de campanhas socioculturais, entre outras. Trata-se de ações que contribuem para o crescimento intelectual, formação moral e emocional do ser humano.
 
c) Pilar: Institucional
 
O institucional significa tanto os aspectos legais e de reconhecimento, como de integração com as principais instituições nas esferas do poder público, privado e da sociedade civil. Há necessidade de tecer essas relações para que o Observatório conquiste este reconhecimento e possa se inserir na malha institucional.
 
d) Pilar: Econômico
 
O Pilar Econômico é muito importante, pois é aquele que viabiliza recursos financeiros para a manutenção dos demais pilares. Para tanto a organização desenvolve atividades econômicas consolidadas, visando à sustentabilidade socioambiental da organização.
 
Com o andamento dos trabalhos, o Observatório Ambiental Jirau entende que a educação ambiental deve ser pensada e desenvolvida de forma integrada, onde o desenvolvimento humano compreende os aspectos relacionados à melhoria da qualidade de vida do ponto de vista social, econômico e ambiental. Assim, foram desenvolvidas também, ações junto aos produtores rurais da região, com a organização e comercialização da produção agropecuária, com o desenvolvimento de projetos de geração de renda como coleta de semente de essências nativas e frutíferas e produção de mudas. Estas ações resultaram na formação da Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau – COOPPROJIRAU, fundada no ano de 2010, com a participação inicial de vinte e sete sócios fundadores. Em 2017, a COOPPROJIRAU tem um total de cento e setenta e quatro cooperados.