Portal de apoio a comunidade

OBSERVATÓRIO

 
O que é o Observatório Ambiental Jirau?
 
O Observatório é uma organização social, construída de forma participativa e legitimada pelas comunidades e instituições locais com capacidade de intervir politicamente e de apoiar a criação de alternativas de sustentabilidade voltadas para a região. Trata-se de uma das ações constantes no Programa de Educação Ambiental, conforme descrito no Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Jirau, no âmbito do processo de licenciamento ambiental, de responsabilidade da Energia Sustentável do Brasil S/A (ESBR), com execução da empresa Equilíbrio Desenvolvimento Ambiental Ltda.
 
A Associação Observatório Ambiental Jirau foi constituída em 2016 e em 2017 iniciou a tramitação para a sua qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) no Ministério de Justiça. Esta qualificação é de abrangência nacional, possibilitando a formação de parceria com a União, Estados e Municípios para desenvolvimento de projetos sociais de interesse público.
 
Histórico da Construção Participativa do Observatório
 
A implantação do Observatório Ambiental Jirau iniciou em junho de 2009, em Mutum Paraná, com o desenvolvimento de várias ações voltadas para a construção participativa da organização e implementação das demais atividades constantes do Programa de Educação Ambiental da UHE Jirau. Vale ressaltar que esta construção ocorreu junto às instituições, comunidade escolar e a população do Distrito de Mutum Paraná e de seu entorno.
 
Paralelamente, ocorreram as instalações da infraestrutura necessária para o desenvolvimento das atividades, como a construção de ambientes para a realização de oficinas para produção de informação como Pesquisa Social, Informática, Internet e Mídias Digitais, Cinema Ambiental, Comunicação Popular e Linguagem Audiovisual, além de Oficina de Manejo Ambiental para a formação de monitores ambientais. Foi instalada ainda, uma área de convivência para desenvolvimento de atividades culturais e de lazer com as comunidades e uma Unidade Demonstrativa de Aprendizado de Manejo Ambiental – UDAMA.
 
Em julho de 2010 ocorreu a mudança das instalações do Observatório Ambiental Jirau de Mutum Paraná para Nova Mutum Paraná, em função da transferência das famílias – que optaram pelo Reassentamento Urbano Coletivo, uma vez que Mutum Paraná faz parte da área de formação do lago da UHE Jirau.
 
Nessa ocasião, os monitores ambientais inscritos para as atividades de produção de informação, após participarem de várias oficinas, constituíram o Núcleo de Comunicação Social do Observatório Ambiental Jirau. Esse Núcleo é um grupo formado por monitores bolsistas, com dedicação de quatro horas diárias para o aprendizado, que se revezam em duas turmas nos períodos da manhã e da tarde. Com a utilização do método “Aprender Fazendo”, o grupo tem como principal atribuição documentar, produzir e divulgar informações sobre a realidade das comunidades com vistas às transformações que estão ocorrendo na região em função do empreendimento e do processo de construção do Observatório Ambiental Jirau.
 
Na Unidade Demonstrativa de Aprendizado de Manejo Ambiental – UDAMA, monitores ambientais são capacitados para as atividades dos Projetos de Produção de Mudas, Horta Natural e Horta Hidropônica. Na UDAMA, também, são realizadas capacitações de Coleta de Sementes e Produção de Mudas aos produtores rurais da Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU).
 
Ao longo do tempo alguns dos monitores seguiram outros caminhos, graças às novas oportunidades de vida que surgiram na região, como cursar uma universidade em Porto Velho, ingressar no mercado de trabalho ou mudanças para outras regiões. Assim, o quadro de monitores é renovado periodicamente visando a sequência das atividades do Observatório Ambiental Jirau. No entanto, alguns monitores que iniciaram suas atividades no ano de 2009, foram contratados para compor a equipe de colaboradores do Observatório.
 
O Espaço
 
O Observatório Ambiental Jirau está localizado à Rua Idalino Kruger, sem número, em Nova Mutum Paraná, Porto Velho/RO. Na sede, funciona o setor administrativo da organização, área de convivência e a UDAMA. O espaço conta com toda a infraestrutura para a realização de oficinas, reuniões e encontros comunitários.
 
Na UDAMA, ocorre o desenvolvimento dos projetos de horta natural e horta hidropônica através do Manejo Ambiental. Ocorre ainda, o projeto de produção de mudas, que atualmente é gerido em parceria com a COOPPROJIRAU. Diariamente, são comercializados os produtos resultantes desses projetos.
 
A instalação do sistema hidropônico na UDAMA foi realizada em 2015 e tem capacidade de produção de seiscentos e vinte e sete pés de hortaliças por semana, em onze bancadas, sendo uma destinada ao berçário das mudas e dez para produção de hortaliças. Atualmente estão em funcionamento, a bancada destinada ao berçário e sete bancadas de hortaliças, com produção aproximada de quatrocentos e trinta pés de hortaliças por semana.
 
Clique nos links e conheça as instalações do Observatório Ambiental Jirau.

Estruturação do Observatório Ambiental Jirau
 
O Observatório Ambiental Jirau está estruturado sob quatro pilares básicos e interligados entre si, visando a sustentabilidade da organização, conforme figura abaixo.
 

Clique na imagem e conheça os Pilares de Sustentabilidade

  • Árvore é vida, respire essa ideia!
  • Comunidade em Foco – Começar de novo
  • Alimentação Irregular
  • Relato de uma jovem cientista
  • A CRENÇA DITA! SORTE OU AZAR?
  • Coluna Cultural | Ballet