Portal de apoio a comunidade

Primeira Assembleia Geral Extraordinária da Associação do Observatório

18 de março de 2019

Por: Amanda Vitória

O Observatório Ambiental Jirau foi constituído de forma participativa em 2009 e, desde então, é reconhecido pelas comunidades, pelo poder público, pelas empresas locais e pelo estado de Rondônia devido às suas iniciativas sustentáveis.  Com o passar dos anos, houve a necessidade de institucionalizar o Observatório Ambiental Jirau, por isso, em 2016, com o apoio da com

unidade local, ele se tornou uma associação. 

No dia 04 de dezembro, às 09h, a Associação do Observatório Ambiental Jirau de Estudos e Desenvolvimento Sustentável, conhecida pela comunidade como Observatório Ambiental Jirau, realizou a primeira Assembleia Geral Extraordinária em sua sede. Na ocasião, aconteceu a admissão de novos associados e a eleição dos Conselhos Administrativo e Fiscal.

Marlene Rodrigues, moradora de Nova Mutum Paraná há seis anos, recebeu o convite de um amigo para fazer parte da associação e foi admitida como sócia na Assembleia: “Ao receber o convite para fazer parte da Associação do Observatório me senti honrada. Mas, logo quis saber como a Associação funcionava, pois creio que transparência significa muito, principalmente quando se trata de uma associação”.

Associação, em um sentido amplo, é definida por qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas, ou outras sociedades jurídicas, com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados.

Desta forma, a Associação do Observatório Ambiental Jirau de Estudos e Desenvolvimento Sustentável reúne pessoas que pretendem contribuir com o desenvolvimento de Nova Mutum Paraná promovendo assim, o bem comum de todos, seja na área da saúde, esporte, lazer, formação pessoal ou desenvolvimento sustentável.

A partir deste ano a equipe técnica do Observatório disponibilizará cursos e capacitações para os conselhos eleitos em reunião, assim os conselheiros estarão aptos para colocar em prática os conhecimentos adquiridos e poderão tomar decisões fundamentadas e buscar parcerias para realizar atividades em várias áreas em Nova Mutum Paraná.

Em entrevista, Marlene relatou sobre como pretende contribuir com o desenvolvimento de Nova Mutum Paraná: “Unir a comunidade de Nova Mutum Paraná é muito importante, pois juntos conseguiremos fazer a diferença. Buscar parcerias com empresas privadas e o poder público é fundamental, assim iremos conseguir trazer cursos para a comunidade e talvez até gerar emprego”.

Promover o bem da comunidade de Nova Mutum Paraná é, sem dúvida, o maior objetivo da Associação do Observatório, que está de braços abertos às pessoas que desejam associar-se. Para mais informações, procure a equipe do Observatório Ambiental Jirau, localizado na Rua Idalino Kruger, de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h.