Portal de apoio a comunidade

Que tal conhecer um pouco sobre a história da UDAMA?

25 de setembro de 2018

Por Amanda Vitória

A UDAMA, Unidade Demonstrativa de Aprendizado de Manejo Ambiental, faz parte da estrutura do Observatório Ambiental Jirau, que foi criado em Mutum Paraná, no ano de 2009, de forma participativa com a comunidade e instituições locais.

As atividades de manejo ambiental continuaram em Nova Mutum Paraná com o objetivo de estimular o interesse pelo meio ambiente, para tanto, todos os envolvidos, adquirem o entendimento sobre a agricultura orgânica e hidropônica, sistemas de manejo agroflorestal, agroecologia e técnicas de compostagem, no âmbito da gestão de resíduos. São realizadas orientações rotineiras e, também, atividades de plantio, replantio, tratos culturais e coletas de produtos para comercialização.

As práticas acontecem diariamente, com a participação da monitora bolsista Aline Arruda, que desenvolve suas atividades pela manhã, e mais quatro colaboradores contratados: a monitora de vendas Joana Feitosa, carinhosamente conhecida como Dona Joana, a monitora Taissa Arruda e os serviços gerais José Vagner e Jandson Lima.  

Trabalhar feliz e em harmonia com a equipe é muito importante para os colaboradores de qualquer instituição e segundo a monitora de vendas Joana Feitosa isso ocorre na UDAMA, “Gosto muito de trabalhar aqui, pois vejo pessoas queridas todos os dias, com isso, posso ver meus amigos que passam aqui para comprar suas verduras.  Minha equipe é muito alegre, não passamos um dia sem dar boas risadas”.

Atualmente, a UDAMA conta com a comercialização de verduras fresquinhas, como por exemplo, alface, rúcula, couve, almeirão, que são produzidos no sistema hidropônico, esse sistema é uma  técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento da planta. A UDAMA, também, disponibiliza para venda cebolinha, acerola, banana, hortelã, quiabo, mudas frutíferas como por exemplo acerola, manga, caju, ingá, açaí, e mudas florestais como ipê, bandarra, cedro, pequi e muito mais.

Quanto aos produtos da UDAMA, Joana Feitosa, afirma que são de ótima qualidade: “Os produtos vendidos aqui são colhidos na hora para que o cliente leve um produto fresquinho para sua casa. Produzimos com muito amor para que o cliente volte sempre”. Mas, é preciso a opinião de um comprador para atestar e de acordo com a dona de casa, Cleide Martins, “Os produtos da UDAMA são de ótima qualidade, e o melhor de tudo é que são colhidos na hora. Gosto muito de comprar minhas verduras aqui, pois posso ver a colheita, como por exemplo da pimenta e da cebolinha. Assim tenho a certeza que estou levando produtos fresquinhos para casa”.

Aproveite o seu tempo livre e faça uma visita à UDAMA e complemente sua alimentação com legumes, verduras e frutas de qualidade. A UDAMA está localizada no Observatório Ambiental Jirau, na Rua Idalino Kruger, e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h até 18h.