Portal de apoio a comunidade

Forte Príncipe da Beira – Turismo histórico em Rondônia

25 de setembro de 2018

Por Efai Rocha

Diversas pessoas viajam pelo mundo para visitar obras antigas e às vezes se esquecem que no seu próprio país ou, ainda, estado existem locais históricos tão ricos quanto os estrangeiros.

Na cidade de Costa Marques, interior do estado de Rondônia, você pode encontrar o Forte Príncipe da Beira, uma grande estrutura construída pela coroa Portuguesa no século XVIII para proteger suas terras dos espanhóis, que hoje é um ponto turístico importante de Rondônia.

O nome do forte é uma homenagem ao Príncipe da Beira, D. José de Bragança, filho da Rainha D. Maria I. A construção iniciou no dia 20 de junho de 1776 e a inauguração ocorreu em 20 de agosto de 1783. Suas grandes muralhas são feitas de cantaria, blocos de rocha bruta talhadas.

O forte ficou abandonado por vários anos. Em 1930, o Marechal Rondon fez uma visita ao local e alertou as autoridades sobre a importância do monumento. Enfim, em 1950, o mesmo foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A estudante Vanessa Fischer, de 19 anos, fez uma visita ao local e nos contou um pouco: “Em 2015, minha turma do 3º ano do ensino médio fez uma visita ao forte junto com o professor de geografia e história de Rondônia. Foi incrível, apesar da viagem ser longa e um pouco cansativa vale muito a pena a visita, porque você conhece mais sobre a história do nosso estado”.

O  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, e o Exército brasileiro desenvolvem, desde 2007, atividades de restauração e escavações arqueológicas no local. Hoje, o Forte Príncipe da Beira é de propriedade do Exército e é, também, uma ótima opção de passeio para quem quer conhecer mais a história do estado de Rondônia.

Foto https://www.redetvro.com.br/forte-principe-da-beira-241-anos-de-uma-real-historia/