Portal de apoio a comunidade

Eleições e a importância do voto

25 de setembro de 2018

Por Amanda Vitoria

Muito se discute sobre a importância do voto. Para alguns o voto é apenas uma atribuição, e os candidatos são todos iguais. Milhares de pessoas acabam sendo prejudicadas por não entenderem o poder do voto. As eleições viabilizam a escolha de governantes, que executam e implementam leis, que interferem diretamente em nossas vidas. 

Na Grécia antiga, o voto foi criado apenas para os homens ricos, patrícios, ateniense de pai e mãe, dando-lhe poder de escolher sobre quem governaria a pólis, denominação do tipo de cidade na época. Já no Brasil, o voto para os indivíduos do sexo masculino implantou-se com a Proclamação da República, em 1889, e as mulheres somente em 1932.

Atualmente, estamos vivendo momentos difíceis no setor político nacional, mas podemos mudar através da escolha certa, verificando o histórico de cada candidato. Diante de tantos acontecimentos no mundo da política brasileira, escolher alguém para representar o nosso país se tornou um verdadeiro desafio.

“Atualmente votar é difícil, pois muitas vezes somos comprados por meias palavras, cheias de mentiras, e por vezes não sabemos distinguir se é verdade ou não“, comentou a auxiliar administrativo, Natália Kelly Cerqueira dos Santos, sobre a dificuldade de escolher um candidato.

Uma das frases mais ouvidas na época de eleições é: Faça um voto consciente. Provavelmente você já ouviu isso algumas vezes na época de campanha eleitoral. Mas, a verdade é que votar consciente é muito mais fácil na “ideia” das pessoas do que realmente feito.  Então, qual seria a fórmula para votar consciente? Que passos você deve seguir para ter certeza de que você está fazendo uma boa escolha? O Jornal Observação!, nesta matéria, ajudará os leitores a fazer um voto consciente e pesquisar sobre o seu candidato escolhido.

Não iremos passar nenhuma formula mágica para encontrar o candidato perfeito, a pesquisa e informação ainda são as fontes mais eficazes para fazer uma escolha justa, ficar atento as famosas Fake News (notícias falsas)também é muito importante, pesquisar em diferentes fontes e saber um pouco sobre diferentes pontos de vista pode ajudar muito. “Pesquisar sobre cada candidato é muito importante, ficar atento as notícias e procurar saber o que é verdade ou não, ajuda muito na hora de escolher um candidato. A honestidade e o desempenho de cada um também chamam muita minha atenção na hora de fazer essa escolha“, acrescentou Natália Kelly.

Atualmente, existem diversos serviços de Fact-cheking, ou verificação de fatos, na tradução para o português. Esse serviço tem se destacado ultimamente, sendo uma ótima ferramenta para pesquisar sobre o mundo da política. Essa ferramenta consiste basicamente em selecionar uma frase ou uma série delas e contrastar informações que ela oferece com dados públicos. O objetivo é comprovar se o que foi dito reflete ou não a verdade, de forma a melhorar o debate público em torno de um determinado assunto.

“Esse ano vou votar pela primeira vez, como é minha primeira experiência, procuro conversar com meus amigos e familiares. Sempre fico atento as notícias e conheço alguns sites legais e práticos para pesquisar sobre política, neles eu posso ler sobre cada candidato e ainda consigo verificar se a notícia é verdadeira ou falsa,” comentou o estudante Efai Rocha, sobre sua experiência inicial na escolha de um candidato.

A Agência Lupa é a primeira agência de notícias do Brasil a se especializar nesta técnica jornalística. Desde o ano de 2015, a agência publica colunas de checagem em jornais, revistas, rádios e sites de todo país, e o melhor de tudo isso é que você pode iniciar o processo de pesquisa pelo seu Facebook. Basta abrir o chat da sua rede social e iniciar uma conversa com a agência, e  você será direcionado às páginas que comprovam o grau de veracidade das informações sobre o candidato de sua preferência. 

Além da Agência Lupa, existem diversos outros sites para pesquisas relacionadas a área da política, como por exemplo os sites: Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, Politize, Pública, Ranking dos Políticos, Farejador do Planalto, Transparência Brasil e Monitora, Brasil!. Além, dos sites, já é possível pesquisar pelo aplicativos: Detector de Ficha de Político e Candidatos Eleições 2018.

Pesquisar, conversar com amigos e familiares, e ficar atento às notícias são ferramentas essenciais na hora de escolher um governante para nosso país, cidade ou município. Através do voto, podemos SIM mudar o rumo da política em nosso país, desde a lâmpada queimada da rua da sua casa até o imposto que pagamos para ter um automóvel.

A chance de vivermos num país mais honesto e justo está em nossas mãos.