Portal de apoio a comunidade

Crescimento Sustentável

4 de abril de 2018

Por Ana Clara Dantas

Constituída em setembro de 2010, a Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU) vivencia um crescimento sustentável no decorrer desses anos. Com vários avanços e realizações, atualmente, a COOPPROJIRAU é uma instituição de sucesso e seu nome é conhecido nacionalmente. Todo esse reconhecimento é mérito de seus 25 funcionários e 160 cooperados, que trabalham juntos para o melhor desenvolvimento de todos.

Em 2017, a COOPPROJIRAU participou de um encontro entre cooperativas no estado do Paraná, o Projeto Agro, onde ocorreram várias capacitações. “Foi ótimo! Foi de boa valia para nós. Fomos em três: eu, Diego Solidera e Jussânia Sabino. Nós vimos o planejamento estratégico, modelo de gestão e muitas outras coisas para acrescentar aqui”, nos contou a Presidente da COOPPROJIRAU, Sandra Vicentini.

De 4 a 11 de novembro do mesmo ano, o gerente operacional da cooperativa, Diego Solidera, foi convidado pela Energia Sustentável do Brasil S.A. (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau (UHE) Jirau, para apresentar as atividades desenvolvidas pela COOPPROJIRAU no PIONEER program, realizado pela Engie University, na cidade do Rio de Janeiro.

Na ocasião, ocorreu um workshop, conduzido pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), em parceria com a ENGIE, e o treinamento sobre inovação florestal. Sobre a importância da participação da COOPPROJIRAU no evento, Diego relatou que: “Foi fundamental. Conseguimos fazer vários contatos com ONGS e empresas de investimento que atuam na região amazônica, contatos que podemos fortalecer durante este ano de 2018”.

Para o ano de 2018, a cooperativa tem vários projetos como, abrir uma loja agropecuária, a inauguração da agroindústria de açaí e da casa de farinha. E para profissionalizar as suas atividades, durante todo ano a COOPPROJIRAU busca cursos de qualificação para seus funcionários e cooperados.

“O nosso foco é fomentar e fortalecer a nossa agricultura. O que eu luto é para que isso se torne realidade, que fortaleça”, afirma a presidente Sandra Vicentini. E dessa forma, a COOPPROJIRAU trilha um caminho de crescimento e desenvolvimento da região, apoiando a agricultura familiar.