Portal de apoio a comunidade

Atenção: Vacinação Antirrábica Animal em Nova Mutum Paraná

19 de dezembro de 2017

Por Ana Luísa Calmon

IMG_3952-site

 

A raiva é uma infecção viral aguda que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC) causando encefalite progressiva, ou seja, uma inflamação no cérebro fazendo com que o mesmo inche. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, e é transmitida pela saliva infectada de animais. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva, inclusive os seres humanos.

A doença é considerada fatal, devido ao seu índice de letalidade, que é de aproximadamente 100%. Poucos casos de cura foram registrados até hoje e o tratamento mais eficaz é a adoção de medidas preventivas, como a aplicação da vacina antirrábica.

No ciclo urbano, cães e gatos constituem-se nas principais fontes de infecção, sendo que para o ser humano os maiores transmissores urbanos são os cães e os morcegos. De acordo com o Ministério da Saúde, para a prevenção da raiva é imprescindível a vacinação anual de cães e gatos.

Visando o combate da raiva animal, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, a SEMUSA, juntamente com o Departamento de Vigilância em Saúde e a Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), realiza anualmente a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Animal, que possibilita o controle epidemiológico da doença em Porto Velho desde o ano de 2003.

A XXXVI edição da Campanha teve início em novembro deste ano e tem como objetivo vacinar 80% dos cães e 100% dos felinos do município e região, além de conscientizar a população quanto às medidas de controle e prevenção da raiva. De acordo com a SEMUSA, a meta é vacinar cerca de 43.231 cães e 7.604 gatos, um total de 50.835 animais, até março do ano que vem.

Em janeiro de 2018, será a vez de Nova Mutum Paraná receber a equipe de vacinação da campanha, fique atento à divulgação das datas e locais. O melhor meio de evitar a raiva é a vacinação de seus bichinhos de estimação!