Portal de apoio a comunidade

Árvore é vida, respire essa ideia!

24 de novembro de 2017

Por Amanda Vitória

20170921_082659

Quantas árvores existem no mundo? Provavelmente, essa pergunta te pegou de surpresa. De acordo com um estudo realizado por um grupo internacional de cientistas e publicado na revista Nature Research em 2015, na época existiam cerca de 3 trilhões de árvores em todo o planeta, em média 422 árvores para cada ser humano.

Desde o começo da civilização, o número de árvores do planeta reduziu 46% em consequência das atividades humanas, de acordo com o estudo.  Por isso, é importante alertar a população sobre a importância da preservação das árvores existentes e do plantio periódico de novas árvores para que todos vivam em um mundo melhor e mais equilibrado.

Conscientizar a população sobre a importância das árvores para nossa existência e fazer com que todos os olhos estejam voltados a essa causa são alguns dos objetivos da criação do Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro.

“Ser verde” é muito mais do que ter um discurso engajado, é preciso que as práticas façam valer as palavras e a desta forma, a celebração do Dia da Árvore torna-se cada vez mais importante. Por isso, o Observatório Ambiental Jirau realiza anualmente, desde 2010, campanhas em comemoração à essa data, juntamente com as escolas da região, empresas parceiras e instituições públicas, com o intuído de preservar esse bem tão valioso.

A participação de todos é muito importante, mas o envolvimento das escolas em ações ambientais é imprescindível para o Observatório, que acredita no potencial das crianças como multiplicadoras de informações.

As ações do Dia da Árvore em Nova Mutum Paraná ocorreram nos dias 21 e 22 de setembro. No dia 21 ocorreu um plantio com a participação da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU), Associação das Mulheres da Nova Mutum (ASMUNOMU), E.M.E.F. Olimpya Salvatore da vila Jirau e Colégio Einstein de Nova Mutum Paraná. Na ocasião foram plantadas aproximadamente um mil e trezentas mudas, dentre elas mudas frutíferas que futuramente se tornarão um bosque para Nova Mutum Paraná.  No dia seguinte, aconteceu a divulgação e premiação dos vencedores dos concursos de desenho e história em quadrinhos, no quais participaram os alunos do ensino fundamental das escolas de Nova Mutum Paraná, vila Jirau e Abunã e alunos de ensino infantil da E.M.E.I. Encantos de Mutum e Colégio Einstein. O evento contou com muita diversão, pipoca, pula-pula, picolé e música.

Em entrevista, a participante Ana Lucia Arruda, mencionou que iniciativas assim são de extrema importância, pois incentivam as crianças e jovens da comunidade a cuidarem das árvores:  “Gostei muito do plantio, estou ansiosa para ver as árvores que plantei dando frutos”.

Árvore é vida, vamos respirar essa ideia a cada minuto do nosso dia. Assim, entenderemos que somos parte integrante da natureza e agentes transformadores da nossa realidade.

  • Árvore é vida, respire essa ideia!
  • Comunidade em Foco – Começar de novo
  • Alimentação Irregular
  • Relato de uma jovem cientista
  • A CRENÇA DITA! SORTE OU AZAR?
  • Coluna Cultural | Ballet