Portal de apoio a comunidade

Alimentação Irregular

24 de novembro de 2017

Por Dhara Maciel

ALIMEN SITE

A alimentação balanceada é uma necessidade vital para que o ser humano tenha qualidade de vida. Embora a população tenha conhecimento dessa informação, é muito perceptível que o hábito alimentar de parte da comunidade mundial está mudando e para pior, o que está causando vários prejuízos à saúde.

Anualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 2,5 milhões de pessoas morram como vítimas dos efeitos da obesidade, como por exemplo, o doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, câncer e osteoporose.

Por que um número significativo de indivíduos está acima do peso? A escolha por uma alimentação saudável nos dias de hoje requer disciplina. A falta de tempo, o trabalho em excesso, hábitos já incorporados ao cotidiano e facilidades como os fast-foods e comidas congeladas contribuem para que as pessoas tenham uma alimentação irregular.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar, acessando uma variedade de refeições, lanches e culinárias que agradam a todos os tipos de paladares, mas nem sempre contém nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo. A OMS acredita que, atualmente, o sobrepeso e a obesidade provoquem mais mortes que a fome!

Radicalizar não é a solução, é possível jantar ou almoçar fora de casa, consumir comidas congeladas, mas é preciso escolher o que comer para compor uma alimentação saudável. O segredo é iniciar o dia com um café da manhã reforçado, depois consumir um almoço balanceado e ao final do dia degustar um jantar um pouco mais leve. É importante lembrar que a cada três, entre as refeições principais, é preciso “fazer um lanchinho” e que o modelo de um prato saudável é baseado na seguinte composição: proteína, carboidrato, leguminosas e vegetais.

Segundo a nutricionista Danielle Patrícia Cortez Falcão, 38 anos, a alimentação irregular é um assunto que deve ser debatido constantemente: “É um tema de relevância, pois ao abordá-lo irá auxiliar a população na conscientização quanto a importância de uma alimentação equilibrada”.

O importante é evitar os excessos, principalmente, de comidas que contém muito açúcar, sódio (sal) e gordura e substituir por alimentos mais saudáveis como frutas e verduras. Além de beber, diariamente, no mínimo dois litros de água.

A consciência sobre a importância de realizar uma alimentação equilibrada é o tempero para uma vida mais saudável. A sua saúde agradece!

  • Árvore é vida, respire essa ideia!
  • Comunidade em Foco – Começar de novo
  • Alimentação Irregular
  • Relato de uma jovem cientista
  • A CRENÇA DITA! SORTE OU AZAR?
  • Coluna Cultural | Ballet