Portal de apoio a comunidade

QUEIMADA: UM CRIME PROVOCADO DIARIAMENTE

18 de setembro de 2017

Por Ana Clara Dantas

SEMA-SITE

Devido aos altos índices de queimadas na região, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho (SEMA) promoveu na sexta-feira, dia 28 de julho, uma visita à Nova Mutum Paraná para conscientizar os moradores sobre os perigos e as consequências de provocar queimadas.

Embora a população sofra diariamente com as consequências das queimadas, ainda, existem moradores que insistem em cometer este crime, causando sofrimento para si próprio e para todos que vivem na localidade.

É sabido que as ações de conscientização com a população devem ser constantes e que não apresenta resultado positivo a curto prazo. Mas, se a cada ação um morador despertar para este problema, é um lucro. Assim como tantos outros moradores que foram visitados, a dona de casa, Denise Silva sabe da gravidade das queimadas: “As queimadas não são ruins só para gente, são ruins para o meio ambiente e os animais”. Já a Sra. Sebastiana da Costa ressalta uma das consequências das queimadas para comunidade: “Todos têm que ter a conscientização de que não faz bem, principalmente, para as crianças que podem desenvolver problemas respiratórios”.

A diretora do Departamento de Gestão de Políticas Públicas e Mudanças Climáticas da SEMA, Adirleide Dias dos Santos, comentou sobre a importância da ação: “A gente entende que precisa mudar, trabalhando a conscientização através do tripé da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Vamos ter um retorno maior, porque as pessoas entendem que não é só questão ambiental, mas é questão de vivência do dia-a-dia”.

Mais uma vez, o Jornal Observação! pede a você leitor que desempenhe o papel de fiscal em sua comunidade, orientando o seu vizinho e denunciando este crime. Não deixe a vida desaparecer na fumaça.

Denúncias:

  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) 0800 647 1320/ Whatsapp: (69) 99374-8556
  • Corpo de Bombeiros – 193
  • (Linha Verde – IBAMA) 0800 61 8080