Portal de apoio a comunidade

Nova Mutum Paraná em Clima de Arraial

18 de setembro de 2017

Por Ana Luísa Calmon

ARRAIAL-SITE

As Festas Juninas representam a segunda mais importante festa popular da cultura brasileira, ficando atrás somente do Carnaval. Estas comemorações são realizadas em homenagem a quatro santos católicos: São Pedro, São João, Santo Antônio e São Paulo. Além do caráter religioso, as festividades juninas são manifestações do folclore brasileiro por apresentarem vários componentes culturais.

As festas são caracterizadas por comidas e danças típicas, como a quadrilha, músicas regionais e roupas que lembram o passado rural do Brasil. Tais comemorações, também conhecidas como “arraiais” ocorrem em diversas cidades dos quatro cantos do país e são realizadas, geralmente, no período entre os dias 19 e 29 de junho, porém, as festanças vêm sendo prolongadas até os meses de julho e agosto.

Em Nova Mutum Paraná, as comemorações deste ano iniciaram com o Arraial do Colégio Einstein, no dia 24 de junho. Já no dia 1º de julho foi realizado o primeiro “Arraiá do Clube” da Associação Atlética Nova Mutuense que, de acordo com Liliane Vieira, Diretora Social do clube, teve como objetivo abrir as portas do local e integrar a comunidade num evento popular.

Festejar é ótimo e quando envolve a preocupação com o próximo é melhor ainda. Além de proporcionar alegria, o “Arraiá do Clube” aproveitou oportunidade para arrecadar alimentos e doar às famílias da região, que vivem em situação vulnerável. A ideia é que esse Arraial seja uma tradição, o que não será difícil já que reuniu cerca de 1.200 pessoas de Nova Mutum Paraná, Jaci Paraná e região, além de diversos parceiros que contribuíram para a realização do evento.

 “Esse tipo de evento é importante para atender as demandas de cultura e lazer, recorrentes na comunidade. Foi desafiador, mas, ao mesmo tempo, divertido. Fizemos essa festa para a comunidade com muita dedicação, cuidado e acima de tudo, com o sentimento de integrar a todos, proporcionando algo realmente diferenciado”, comentou Liliane. De acordo com o participante Rodrigo Terra, o evento foi extremamente diferenciado e único: “Eventos assim são importantes para integrar toda a comunidade e região, além de conectá-las, por meio da diversão.

As festas continuaram com o Arraial da E.M.E.I. Encantos de Mutum, no dia 7 de julho, e o Arraial da Comunidade Nossa Senhora de Nazaré nos dias 8 e 9 do mesmo mês. E para fechar com chave de ouro, no período de 4 a 6 de agosto aconteceu o Arraial “Flor do Mutum”, que contou com música ao vivo, show de talentos, gincanas e a apresentação de quadrilha. Todas as festas foram um sucesso e deixaram um “gostinho de quero mais”!