Portal de apoio a comunidade

Liberdade de Expressão

18 de setembro de 2017

Por Ana Luísa Calmon

Liberdad-SITE

A liberdade de expressão é entendida como o direito de qualquer indivíduo manifestar livremente opiniões, ideias, atividades intelectuais, artísticas, religiosas, científicas, de comunicação e pensamentos pessoais sem represália ou censura por parte do governo ou da sociedade. Na teoria todos têm o direito de expressar sem opressão, mas, atualmente, quase sempre há divergência entre os direitos fundamentais que nos são assegurados, principalmente, em relação à liberdade de expressão.

Algumas pessoas utilizam a liberdade de expressão como defesa para inferiorizar um indivíduo, tendo por base raça, gênero, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual dentre outros aspectos, tal comportamento é conhecido como “discurso de ódio”; outras discutem sobre temas dos quais nem têm conhecimento pelo simples prazer do conflito, contando com argumentos inconsistentes e a liberdade de expressão como justificativa; e até mesmo aqueles que utilizam este direito de forma sensata acabam, às vezes, sendo entendidos de forma totalmente distorcida, o que causa constantemente desavenças e discussões, principalmente, nas redes sociais.

É necessário que haja respeito, tanto da parte de quem se expressa quanto da parte de quem absorve tais informações. A única forma de usufruir corretamente dos nossos direitos, principalmente, da liberdade de expressão, é recorrer ao bom senso.