Portal de apoio a comunidade

Comunidade em Foco – Desafio e Responsabilidade

18 de setembro de 2017

Por Ana Luísa Calmon e Amanda Vitória

RODRIGO-SITE

O personagem escolhido para a coluna “Comunidade em Foco” desta edição é senhor José Rodrigo da Silva Rondon, professor e diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olympia Salvatore, localizada na Vila Jirau.

Rodrigo é natural de Porto Velho – RO, tem 36 anos de idade, é pai de três filhos e descreve sua esposa como uma pessoa “espetacular”. Ele se define uma pessoa realizada, pessoal e profissionalmente, orgulhoso de seu trabalho e de sua família.

A educação é parte da vida do nosso homenageado há treze anos e nos últimos nove atua na E.M.E.F. Olympia Salvatore como professor e diretor.

Como qualquer outro professor, Rodrigo enfrenta as dificuldades de ser um educador, desempenhando seu papel da melhor maneira possível, sempre buscando dar o seu melhor: “Lecionar é um desafio e uma responsabilidade muito grande. A cada novo dia temos obstáculos a serem superados e cabe a nós, profissionais, buscarmos formas de superar para que possamos realizar nosso trabalho com prazer”. Ele, também, comentou sobre o esforço para melhorar a educação no Brasil: ”Acho que estamos caminhando para que o processo educacional em nosso país seja satisfatório e que um dia a educação pública no Brasil possa atender as expectativas de quem precisa”.

Para Rodrigo, durante sua trajetória como professor o fato que mais marcou a sua vida foi trabalhar com alfabetização de pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de estudar na sua infância, em assentamentos de sem terras e zona rural.

Como todo educador, Rodrigo sonha com um futuro que ofereça oportunidades iguais a todos em relação à educação em nosso país, onde todos possam vivenciar uma educação de qualidade, e deseja que seus alunos se realizem como cidadãos e profissionais. Ele é um exemplo a ser seguido e motivo de orgulho, porque apesar das dificuldades da vida nunca deixou de sonhar.

E para finalizar a Comunidade em Foco, relembramos uma frase do primeiro negro a conquistar um Prêmio Nobel de Economia, o britânico Sir Arthur Lewis: “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido.”