Portal de apoio a comunidade

Observatório Ambiental Jirau promove Semana do Meio Ambiente

14 de julho de 2017

Por Ana Luísa Calmon

Jornal_Observaçao_42-5

A Semana Nacional do Meio Ambiente foi criada no Brasil através do Decreto Federal 86.028 de 27 de maio de 1981 e é realizada no início de junho, período em que é comemorado também, desde 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho). A ideia é incentivar a participação das pessoas na preservação dos recursos naturais e conscientizá-las sobre os problemas ambientais.

Em 2015, o Observatório Ambiental Jirau criou o seu Calendário Ambiental que tem por finalidade definir e comemorar, com a participação da comunidade, as principais datas relacionadas ao meio ambiente como, o Dia Mundial da Água, Semana do Meio Ambiente, Dia da Árvore e a Campanha de Combate às Queimadas.

Em 2017, a Semana do Meio Ambiente contou com várias atividades. Foram realizadas as Oficinas de Brinquedos nos dias 02 de junho, em Abunã, e 03 de junho em Nova Mutum Paraná, que atenderam cerca de 40 crianças. No dia 05 junho, os alunos da E.M.E.F. Nossa Senhora de Nazaré visitaram a Unidade de Aprendizado de Manejo Ambiental (UDAMA) do Observatório Ambiental Jirau e participaram de um cinema ambiental e ocorreu um plantio de mudas no entorno desta escola e, também, do Colégio Einstein.

Já as Oficinas de Sabão aconteceram nos dias 06 de junho, no Observatório, e 07 de junho no Reassentamento Rural Coletivo Vida Nova. A E.M.E.F. Olympia Salvatori, localizada na Vila Jirau, visitou a UDAMA no dia 08, e o Centro Cultural de Nova Mutum Paraná foi palco da apresentação teatral “Tá Pegando Fogo” para os alunos da escola e cooperados da COOPPROJIRAU. E não parou por aí, os alunos do Colégio Einstein, também, assistiram ao espetáculo no dia 09.

A cada dia, a preocupação das pessoas em preservar o nosso planeta aumenta, mas, infelizmente, ainda não são todos que têm consciência dessa necessidade. Talvez a falta de conhecimento seja o principal fundamento que leva as pessoas a não zelarem do ambiente como ele merece. De acordo com o professor Marco Antônio, do Colégio Einstein, ações como estas são muito importantes, pois geram nas crianças a vontade de cuidar do meio ambiente e quanto mais cedo o tema for abordado, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação.