Dia Mundial da Água

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Por Amanda Vitória

dia

Sabemos que a água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela é responsável pela hidratação do nosso corpo, prevenção de doenças, produção de alimentos, manutenção dos ciclos naturais e oferece outras inúmeras vantagens para a nossa existência.

 

Estima-se que apenas 0,77% da água do planeta está disponível para consumo humano e animal. Porcentagem pequena se considerarmos que 70% do nosso planeta é constituído por água, mas a maior parte se refere aos oceanos e, portanto, não podemos consumir. Por isso, é necessário que as fontes de água doce sejam preservadas.

 

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas em 22 de março de 1993 devido aos preocupantes índices de poluição ambiental no planeta, com a finalidade de conscientizar o ser humano sobre a importância de preservar as fontes de água limpa que, ainda, temos.

 

Além da criação de datas como o Dia Mundial da Água, é preciso que diversos setores da sociedade reforcem a importância da mobilização mundial em prol das causas ambientais e visando isso, o Observatório Ambiental Jirau criou um calendário ambiental, com o objetivo de incentivar os alunos, comunidade e empresas parceiras, a refletir sobre os principais temas ambientas, como: água, árvore, queimada e semana do meio ambiente.

 

Neste ano, no período da manhã, o Observatório comemorou o Dia Mundial da Água realizando um pequeno bate papo sobre o tema com os alunos do colégio Einstein e a E.M.E.F. Nossa Senhora de Nazaré recebeu o espetáculo teatral Cristalino, encenado pela companhia Associação Cultural Raízes do Porto. No período da tarde, os alunos do colégio Einstein, também, assistiram o espetáculo, que contou com apoio da Energia Sustentável do Brasil.

 

Em relação ao espetáculo, a atriz e diretora do teatro Suely Rodrigues, explicou o objetivo da apresentação, “o principal objetivo do espetáculo é fazer a conscientização do uso adequado da água, a não poluição dos rios, igarapés e mananciais hídricos”.

 

É dever de cada um conservar a água que é um grande patrimônio mundial e responsável por todo o equilíbrio da terra. Por isso, vamos nos unir e cuidar para não faltar.