Portal de apoio a comunidade

Carnaval, a festa da alegria!

15 de Março de 2017

Por: Núcleo de Comunicação

carn-site

Comemorado anualmente, o Carnaval já virou tradição para muitos brasileiros.  A festa, marcada por grandes desfiles, danças, fantasias e muita alegria, se tornou muito popular e adquiriu grande prestígio, sendo considerada uma expressão da riqueza cultural do nosso país.

 

O Carnaval teve origem nas civilizações antigas, como a Grécia e a Roma, em meados dos anos 600 a 520 a.C., onde eram realizadas grandes comemorações com comida, bebida e a busca incessante dos prazeres.

 

Com o passar dos anos a festa se consolidou ainda mais, chegando ao Brasil em meados do século XVII, com influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em alguns países, como a França, o Carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias e saíam pelas ruas comemorando.

 

A partir desse período, os primeiros blocos carnavalescos e as famosas comitivas de automóveis foram criados, mas só se popularizaram no começo do século XX quando pessoas enfeitavam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem assim aos carros alegóricos. Dessa forma, o Carnaval popularizou-se ainda mais no Brasil e conheceu uma diversidade de formas de realização, tanto entre a classe dominante como entre as classes populares.

 

Em 1920 surgiram as escolas de samba e alegorias no Brasil, as primeiras escolas teriam sido a Deixa Falar, que daria origem a Estácio de Sá, e a Vai como Pode, futura Portela. Ao longo do tempo, o Carnaval brasileiro adquiriu personalidade e hoje, traz em sua composição muito da cultura de seu povo, com os sambistas, as marchas e os frevos, revelando o sentimento da população.

 

Atualmente, o Carnaval atrai turistas vindos de todas as regiões do mundo, contando com grandes desfiles, que se popularizam através das escolas de samba e suas alegorias. Dentre os estados brasileiros que realizam a comemoração destacam-se o Carnaval da Bahia, São Paulo e o Rio de Janeiro, este último é considerado pelo livro dos recordes o maior do mundo desde 2004, atraindo mais de dois milhões de pessoas por dia brincando nas ruas. A alegria carnavalesca também é marca registrada em Nova Mutum Paraná, representada pela festa “Muvuca do Mutum”, que já esta em sua 5° edição com muita folia e diversão.

 

Se você aprecia o carnaval e vai cair na folia, aqui vão algumas dicas importantes para você se divertir com segurança:

 

  • Hidrate-se: nesta época é importante aumentar a ingestão de água, ainda mais se estiver ingerindo algum tipo de bebida alcoólica durante a folia.
  • Alimente-se bem: evite se alimentar de forma irregular, pois o corpo cansado precisa de bons alimentos. Dê preferência para alimentos saudáveis, como integrais, vegetais e frutas. Eles são leves e ricos em nutrientes.
  • Se beber, não dirija: essa frase já é bem conhecida. Bebidas alcoólicas e direção não combinam, evite acidentes, programe-se. Preserve a sua vida e a vida de quem está ao seu redor.
  • Sexo seguro: apesar de muitos alertas na mídia, muitas pessoas na hora da empolgação acabam não dando importância para o uso do preservativo e isso pode causar problemas sérios de saúde como as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Portanto use camisinha.

 

Cuide de você agora e garanta a curtição nós próximos carnavais.