Portal de apoio a comunidade

Benefícios da leitura

20 de dezembro de 2016

Por Amanda Vitória

Quando foi a última vez que você leu ou um livro ou uma matéria publicada em uma revista? Seu hábito de leitura está esquecido? Você faz parte do grande número de pessoas que limitam sua leitura apenas às publicações feitas em redes sociais?

Quanto você pratica a leitura, palavras são incorporadas ao seu vocabulário e não só apenas novas palavras, também, novas formas de expressões, possibilitando assim um vocabulário mais rico.

Não importa o quanto de estresse você enfrenta no decorrer do seu dia, tudo passa quando você se deixa levar por uma história que lhe conquiste e emocione.

Qualquer pessoa poderá ir longe sem sair do lugar e conhecer diferentes culturas e lugares. A leitura diária pode proporcionar uma série de benefícios como ter uma mente estimulada, aumentar a criatividade e adquirir novos conhecimentos, além de retardar o envelhecimento mental e, às vezes, até impedir o surgimento de doenças como Alzheimer.

“Comece a ler sobre coisas que você gosta e te interessam. Livros de ficção, aventura e romances da literatura moderna são fáceis de ler e têm histórias envolventes”, comentou a adolescente N. J. moradora de Alta Floresta (MT),que tem o costume de ler desde criança e hoje é uma jovem que não se vê longe dos livros.

A solidão nunca será um problema para os leitores de plantão, pois dificilmente ficarão tristes ou entediados. Se não houver ninguém por perto para conversar ou apenas fazer companhia, o livro será um grande companheiro, lhe proporcionado momentos de alegria, emoção, entre outras inúmeras sensações.

Segundo o site estante virtual, nos Estados Unidos, um grupo foi convidado a ler um capítulo de um livro de romance dentro de uma máquina de ressonância magnética, enquanto pesquisadores da universidade de Stanford analisavam os resultados neurológicos. A conclusão do estudo apontou que a leitura de livros pode ser um exercício valioso para o cérebro, já que quando lemos, o sangue flui para diversas áreas associadas à concentração e, no caso de uma leitura mais crítica, também para áreas menos ativas do cérebro.

Portanto, se você não costuma ler regularmente, tente adquirir esse hábito que lhe proporcionará diversos benefícios, seja na sua vida profissional, acadêmica ou até mesmo em sua vida social.