Portal de apoio a comunidade

Plante e Cuide. Nossa comunidade precisa dessa energia pura.

20 de setembro de 2016

Por Amanda Vitória

Você já parou para pensar sobre a importância das árvores? São elas que produzem o oxigênio necessário para nossa existência, purificam e mantêm a umidade do ar, contribuem para a saúde do solo, nos dão sombra e proporcionam outros inúmeros benefícios.

E pensando na preservação deste bem tão valioso, o Brasil comemora no dia 21 de setembro o “Dia da Árvore”.  Esta data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância das árvores para nossa existência.

Desde o ano de 2010, o Observatório Ambiental Jirau, juntamente com escolas, empresas parceiras, instituições públicas e a comunidade, desenvolve ações em comemoração ao “Dia da Árvore” com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos moradores de Nova Mutum Paraná.

Em 2011 foram plantadas 400 mudas de Ipê rosa e roxo e essa ação foi parte da campanha “8 Dias de Ativismo Verde”, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) na Semana do Meio Ambiente, em parceria com a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) e apoio da Associação de Mulheres de Nova Mutum Paraná (ASMUNOMU), Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU) e E.M.E.F. Nossa Senhora de Nazaré. Parte dessas mudas foi distribuída pelo Observatório Ambiental Jirau aos moradores.

As ações continuaram no decorrer dos anos seguintes, com destaque para a campanha de 2015, ano em que foram doadas mudas para toda comunidade e uma grande festa foi realizada com pula-pula, pipoca, picolé e música. Além disso, foram realizados concursos de desenho e redação nas escolas e creche de Nova Mutum Paraná.

E neste ano, não será diferente. Nos dias 20 e 21 de setembro, a partir das 09h, será realizado o evento “Plante e Cuide. Nossa comunidade precisa desta energia pura”. No primeiro dia, acontecerá o plantio de árvores para a recuperação de boa parte da mata ciliar do igarapé de Nova Mutum Paraná e no dia seguinte a diversão está garantida com pipoca, pula-pula, picolé, música, apresentação do concurso de paródias e a premiação dos concursos de desenho e redação realizados nas escolas e creche.

A presença da comunidade é muito importante! Participe.