Portal de apoio a comunidade

Comunidade em Foco – Servir por amor

20 de setembro de 2016

Por Amanda Vitória

A Congregação das Irmãs Ursulinas Filhas de Maria Imaculada nasceu em Verona, Itália, no ano de 1856, por inciativa do “coração ardente” do pároco Padre Zefirino Agostini.

A missão das Irmãs Ursulinas é que a vida não consiste em fazer grandes coisas, e sim em fazer a vontade de Deus. Dessa forma, as irmãs exercem sua missão em localidades necessitadas de todo o mundo, agindo em escolas, instituições assistenciais e em todas as atividades de formação humana e cristã das crianças e adolescentes.

Nova Mutum Paraná é um lugar privilegiado por ter um grupo de Irmãs Ursulinas, composto pelas irmãs Líbera de Barlea, Luiza Bordignon, e Katiane Silva, que colocam em prática todos os ensinamentos adquiridos e desenvolvem ações em todas as comunidades da região.

As irmãs são professoras de catequese, responsáveis pelo grupo de jovens da região, realizam celebrações e desenvolvem outras atividades na comunidade. A irmã Katiane é pedagoga e, atualmente, trabalha como professora do ensino infantil no Colégio Einstein e as irmãs Libera e Luzia, fornecem cursos gratuitos para a comunidade, como, por exemplo, o curso de crochê.

As freiras, de certa forma, despertam curiosidades nas pessoas. Afinal, todos querem saber como é a vida de uma freira e como descobriram essa vocação. Segundo a irmã Líbera, tornar-se freira é um processo, que ao longo do tempo vai se concretizando como uma semente lançada na terra, que irá frutificar e abrir mão de sua vida para servir à Deus. Ela disse, ainda, que ajudar o próximo não é fácil, mas é motivo de grande alegria e realização pessoal para elas.

Vivemos em mundo cada vez mais individualista e é muito enriquecedor conhecer histórias como essa, de mulheres que abriram mão de ter uma vida convencional para ajudar e servir o próximo, sem pedir nada em troca.