Portal de apoio a comunidade

Recicle seus hábitos, separe seu lixo!

21 de dezembro de 2015

Por Amanda Vitória

O destino final inadequado dos resíduos é um dos agravantes da degradação do meio ambiente. Não tem como não produzi-los, mas é possível reduzir a sua produção e reutilizá-lo. Desde pequenos, devemos saber a importância da coleta seletiva para que possamos viver em um mundo melhor, com menos poluição.

Mesmo com diversas campanhas de conscientização, ainda, encontramos pessoas que desconhecem o significado de coleta seletiva e por este motivo não cooperam com o processo. Por isso, é importante abordar este assunto sempre que possível e explicar que é o recolhimento dos resíduos orgânicos e inorgânicos, secos ou úmidos, recicláveis e não recicláveis separadamente. E para que esse procedimento ocorra com sucesso é preciso que a fonte geradora, ou seja, nós separemos estes tipos de resíduos em nossas residências e deixe em sacos distintos para que a instituição pública responsável pelo gerenciamento de resíduo recolha o material.

Pensando nisso, a SEMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho) com o apoio do Observatório Ambiental Jirau, Grupo de Trabalho Urbano e Energia Sustentável do Brasil, promoveram palestras educativas nas escolas de Nova Mutum Paraná, nos meses de setembro e outubro.

O objetivo desta ação foi mostrar para as crianças e adultos, como é importante separar seu lixo. Pois assim, teremos vários benefícios como:

– Diminuição da poluição do solo, da água e do ar;

– Diminuição dos gastos com limpeza urbana;

– Diminuição da proliferação de animais vetores de doenças;

– Melhoria da qualidade de vida da população;

– Geração de emprego e renda;

Nova Mutum Paraná é uma das poucas localidades do estado de Rondônia que é assistida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e nesse sentido, cada um de nós poderia fazer sua parte, separando corretamente seu lixo.

Você sabe qual é a diferença de resíduos secos e úmidos?

Resíduo seco é tudo que não estraga com facilidade e no geral pode ser reciclado: papel, plásticos, metais e vidros.

Resíduo úmido é tudo que estraga com facilidade, como restos de comida, fezes de animais, resíduos de banheiros sanitários e podas de plantas.

Além de trazer benefícios, a coleta seletiva é também uma ótima forma de preservar o meio ambiente e estimular a educação ambiental, uma vez que todos nós produzimos resíduos e somos responsáveis pelo destino correto. O recado está dado, se você ainda não aderiu, comece agora.

Dias de coleta em Nova Mutum Paraná:

  • Coleta de resíduos secos as quintas e aos sábados;
  • Coleta de resíduos úmidos as segundas, quartas e sextas.

O benefício é para todos!