Portal de apoio a comunidade

Pequenas Corrupções

21 de dezembro de 2015

Por Cícero Júnior e Isabelle Cordova

O combate às grandes corrupções tem alcançado altas posições da sociedade brasileira, se fortificando por meio dos protestos e manifestações nas ruas das principais cidades de diversos estados do País. Sabe-se, porém, que a corrupção não é recorrente apenas na política e nas grandes empresas.

Os pequenos, e muitas vezes inconsiderados vícios, passam despercebidos em nosso cotidiano. Furar a fila, colar na prova, burlar o caixa, comprar produtos piratas são atitudes que presenciamos cotidianamente. Querer obter vantagens em toda e qualquer situação sem levar em conta os valores morais e éticos acabaram dando origem ao famoso “jeitinho brasileiro”, muito difundido na sociedade do séc. XXI.

As atitudes desonestas, praticadas frequentemente, acabam se tornando hábitos e colocam o homem na condição de corrupto, uma atitude aqui, uma vantagem ali e este mal é difundido, se tornando cada vez mais comum.

As pequenas ações diárias constroem uma conduta. Se ruins, incentivam a corrupção, acabam com os valores sociais, estinguem a ética, se boas, não somente alegra quem as fazem, mas também incentivarão os demais.

As grandes corrupções chamam a nossa atenção e os pequenos atos cotidianos, geralmente, não, mas podem ter grandes resultados futuramente. Por isso, atenção, porque um país melhor é construído, também, por cada um de nós e é com pequenas atitudes que transformamos o mundo, pois o poder de mudança está em nossas mãos!