Portal de apoio a comunidade

Comunidade em Foco

30 de setembro de 2015

“Vencer na vida não é fácil”

Por: Amanda Vitória

Ana Lúcia Arruda, ou Dona Ana, é uma mulher muito conhecida em Nova Mutum Paraná. Natural de Cuiabá (MT), filha de pais separados, passou sua infância com a guarda dividida entre os pais, por isso, morava um ano em Cuiabá com seu pai e outro em Rondônia com sua mãe. Quando atingiu a maior idade, mudou-se de vez para Rondônia para viver com sua mãe, aqui constituiu uma família, composta por cinco filhos, trabalhou por muitos anos no garimpo como cozinheira e no ano de 2000 começou a trabalhar nesta mesma profissão na escola Nossa Senhora de Nazaré em Mutum Paraná. Mas ela sabia que poderia ir mais longe….

Em 2006 tudo mudou em sua vida, em uma reunião entre a comunidade de Mutum Paraná e a equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) da UHE Jirau. Naquele momento estava ocorrendo um Diagnóstico Rápido Participativo (DRP), onde a empresa ouviu a comunidade para dar início a um trabalho participativo. Foi aí que D. Ana conheceu a coordenadora do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Usina Hidrelétrica Jirau, Adelina Fonseca, e a partir daquele dia sua vida só melhorou, ela começou então a trabalhar como cozinheira no Observatório Ambiental Jirau em Mutum Paraná, cuidava com muito carinho e atenção para que todos os monitores e consultores estivessem sempre bem e alimentados. Participou e auxiliou na mudança do Observatório de Mutum Paraná para Nova Mutum Paraná e continuou o seu trabalho sempre com dedicação.

Adelina sabia que D. Ana poderia ser mais que uma cozinheira e já em Nova Mutum Paraná, a designou para ser a monitora responsável pelos assuntos institucionais do Observatório Ambiental Jirau. As tratativas e contatos do Observatório com o poder público, instituições públicas e privadas são realizadas pela D. Ana e foi desta forma, por intermédio dessa mulher guerreira, que hoje o Observatório é conhecido em toda capital do estado de Rondônia e em alguns locais do interior.

Além de funcionária do Observatório Ambiental Jirau, D. Ana também contribui para o desenvolvimento das atividades, como mobilização para reuniões e assembleias, viabilização de projetos e outras demandas da COOPPROJIRAU junto ao poder público e divulgação de eventos. Fundou ainda, a Associação de Mulheres de Nova Mutum Paraná, onde exerce o cargo de presidente e realiza diversos eventos em prol da comunidade mutuense.

Apesar de todos os preconceitos que relata ter sofrido e ainda sofre, ela diz que aprendeu a ser mais leve e não levar tudo tão a sério. D. Ana ainda não realizou todos os objetivos que estabeleceu para sua vida, mas diz que está prestes a realizar.

Sonhar é fácil, difícil é colocar em prática tudo o que idealizamos, mas é só lutar que você consegue. D. Ana é a prova viva que realizar seus sonhos não é impossível.