Portal de apoio a comunidade

ANABOLIZANTES: Resultado a Curto Prazo e Arrependimento a Longo Prazo

30 de setembro de 2015

Por Amanda Vitória

Nos dias atuais o culto a um corpo perfeito se tornou uma obsessão. Uma moda que leva muitas pessoas a recorrerem ao uso de medicamentos que auxiliam no crescimento da massa corporal. Esses medicamentos são chamados de anabolizantes, que são hormônios sintéticos fabricados a partir do hormônio sexual masculino: a testosterona.

Os anabolizantes eram utilizados com mais frequência em competições de fisiculturismo. Mas eles não são usados apenas por atletas. Hoje, são usados por pessoas que frequentam academias, por vaidade, jovens acabam fazendo uso desses produtos sem nenhuma informação, os quais podem comprometer o crescimento, acelerar a maturação óssea, atrapalhar no desenvolvimento sexual e também a hipervirilização. Os efeitos colaterais ainda incluem: crescimento de pelos, engrossamento da voz, acne, hipertensão podendo levar a ataques cardíacos, aumento significativo da incidência de tumores, principalmente no fígado, elevação severa do colesterol ruim e redução do colesterol bom, efeitos de alteração do comportamento, com tendência a potencializar a agressividade, podendo até mesmo provocar surtos psicóticos, tanto em homens como mulheres.

Usar anabolizantes, sem orientação médica, é proibido, além de apresentar grande risco para a saúde. Entretanto, estas drogas têm sido cada vez mais procuradas e utilizadas.

Já os suplementos, são vendidos sem restrição em farmácias, porém seu uso não é aconselhado sem orientação médica. Na formulação de alguns desses produtos contém substâncias proibidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que comprometem a saúde. Se você come alimentos saudáveis e consome apenas as calorias indicadas para você e seu estilo de vida, não precisa de anabolizantes e suplementos. As consequências virão no futuro e, em muitos casos, são irreversíveis. Pense bem. O segredo é: ir devagar e sempre.