Por Sãmella Martiniano
Foto Andressa Rocha

Dia das Diferentes Diferenças

O Dia Municipal das Diferentes Diferenças é comemorado no dia 13 de maio e é uma oportunidade para as escolas e municípios trabalharem em sala de aula temas voltados para conscientização de Inclusão Social, Direitos Humanos, Educação e Orientação sexual, entre outros, visando o combate contra o preconceito racial, de classe social, etnia e cor.
Antecipado para 12 de maio, o Dia das Diferentes Diferenças foi comemorado na EMEF Nossa Senhora de Nazaré com atividades extracurriculares tornando o dia letivo ainda mais animado.
Apresentações de teatro, jograis, poesias, danças diversas, incluindo o FREE STEP, ritmo que faz sucesso entre os alunos, fizeram parte da programação do evento.
As atividades aconteceram nos dois períodos de aula, integrando os alunos do 1º ao 5º ano do período matutino, e no período vespertino do 6º ao 9º ano, onde os alunos de cada série puderam apresentar aos colegas trabalhos enfatizando as diferenças, mas abolindo o preconceito.
Frases como “Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças” e “Em um mundo tão diverso não há espaço para o preconceito” estiveram expostas em cartazes, confeccionados pelos próprios alunos, realçando o principal objetivo da comemoração.
Outra importante exposição foi a do jovem José Luis, 10 anos, que elaborou para os colegas um artigo falando dos SKINHEAD, grupo de pessoas que manifestam de forma agressiva o que pensam sobre determinados assuntos como, religião, homossexualidade e etnias perante a comunidade.
O Diretor da escola, professor Francisco Lima, nos contou a importância da data em Nova Mutum-Paraná: “É o 1º evento que comemoramos na minha gestão, que aborda o dia temático da Inclusão das Diferentes Diferenças. Por estarmos vivendo isso aqui no distrito de Nova Mutum – Paraná, cenário de diversas culturas, povos e dialetos, onde os alunos se confrontam com situações de muitas diferenças”
A realidade vivida pelos moradores de Nova Mutum – Paraná, onde vive a comunidade da antiga Mutum e funcionários da UHE Jirau, motivou o Diretor a desenvolver programas no âmbito escolar buscando uma escola ideal, melhorando e oferecendo qualidade de ensino para garantir o aprendizado dos alunos.
O evento contou com a presença, e participação, dos pais de alunos. Encontros desta natureza é uma oportunidade de aproximar os pais ao cotidiano escolar dos filhos.

Comments are closed