Portal de apoio a comunidade

Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau

26 de outubro de 2010

Por Sãmella Martiniano Foto Andressa Rocha e Juliana Motta

O Núcleo de Desenvolvimento do Observatório Ambiental Jirau desperta nos produtores rurais, das áreas abrangidas pela construção da UHE Jirau, o interesse de garantirem seu próprio sustento.
Na reunião que aconteceu no dia 25 de setembro, data da Fundação da COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DO OBSERVATÓRIO AMBIENTAL JIRAU, o Observatório proporcionou aos produtores rurais melhores esclarecimentos sobre a criação e funcionamento de uma cooperativa, onde o objetivo é estimular o lucro, mediante as necessidades e possibilidades de cada comunidade.
Para isso, o Sr. Moacir Trevisan, representante da Cooperativa Agro Florestal dos Produtores Rurais do Estado de Rondônia, convidado a prestar algumas informações dessa área, demonstrou toda sua experiência ao falar e esclarecer algumas dúvidas sobre Cooperativismo.

Reunião com Produtores Rurais

Reunião com Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau

O Sr. Trevisan conta que uma cooperativa se organiza através de seus pequenos agricultores, com uma administração podendo gerenciar, organizar, armazenar e comercializar os produtos até o recebimento dos lucros, distribuído proporcionalmente entre o número de cooperados dessa cooperativa.  Na entrevista que cedeu à nossa equipe, o Sr. Trevisan ressaltou que o maior patrimônio de uma cooperativa é seus cooperados, e é na quantidade e qualidade dos cooperados que existe o crescimento, desenvolvimento e fortalecimento de uma cooperativa.

Reunião com Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau

Reunião com Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau

Esperançoso com a oportunidade, o Sr. Joaquim Galvão, produtor do Ramal 31 de Março, declarou que, com a cooperativa, teria condições de produzir mais e, conseqüentemente, vender mais, melhorando assim sua vida e de sua família.
De acordo com os objetivos do Programa de Educação Ambiental, a criação da cooperativa contribuirá para a fomentação do desenvolvimento sustentável das localidades situadas na área de influência da UHE Jirau.
Não restam dúvidas que o Observatório tem um importante papel nesse árduo trabalho, após a aprovação do Estatuto e elaboração da Ata da Fundação, o próximo passo será o registro da documentação.