Portal de apoio a comunidade

Novos Endereços

15 de julho de 2010

Núcleo de Comunicação: Sãmella Martiniano

Mudança das Famílias

Mudança das Famílias

Com a construção da UHE Jirau no estado de Rondônia, os moradores do distrito de Mutum –Paraná estão se mudando para um local a cerca de 60km de distância, ficando mais próximo da capital Porto Velho. Este local, chamado Nova Mutum –Paraná, foi planejado e construído tendo uma infra-estrutura

com direito a ruas asfaltadas, casas confortáveis e órgãos públicos como correio e administração,  antenas de sinal para telefone celular, rede de esgoto, saneamento básico e, principalmente, creches e escolas de ensino fundamental e médio.

Mesmo optando pelos benefícios do novo local, fica difícil para a comunidade desmanchar laços com o lugar onde a maioria fixou suas raízes. As modificações no cenário do distrito de Mutum -Paraná estão acontecendo e vem sendo notadas principalmente nesse processo de mudança onde, aproximadamente, 202 famílias já começaram a se mudar para o novo  local. Mutum começou a perder seus moradores, exemplo disso foi à mudança da família Mendonça, entre as seis famílias a se mudarem nesse mesmo dia, que a equipe do Núcleo de Comunicação acompanhou no dia 24 de julho de 2010.

No momento de arrumar os pertences da família Mendonça para a mudança, que moram há muito tempo no local, nossa equipe registrou o sentimento de emoção que tomou conta de todos, pois, deixariam um local onde foi registrado naquele pequeno chão o início da história da família.